I'll be watching U parte 2




Meses atrás eu escrevi algo que pra mim faz muito sentido e acho muito perigoso, que é o fato de uma rede de relacionamentos e mídia poder estar registrando cada passo que você dá no mundo. Afinal, quem gostaria de ter a sua vida toda monitorada? Acabei de descobrir pelo menos uma pessoa que afirmou não se importar com o fato. Verdade, pra você talvez não venha a ser valiosa essa informação de que o FACEBOOK registra todas as suas fotos, comentários e conversas privadas ou chats. 

"Quem não deve, não teme."

Concordo, mas eu gostaria de saber qual o objetivo de uma empresa como o Facebook que criou um site para amigos se encontrarem e papear, estar monitorando e registrando tudo o que faz. No vídeo alí vem contando a história de um jovem que descobriu isso, conseguiu um cd com todos os seus registros de 3 anos de acesso. O registro chega a um total de 1.200 páginas impressas. Nele também estão as conversas e comentários deletados. Abaixo de cada comentário deletado tem uma mensagem gerada pelo sistema [Deleted - True], que confirma que realmente foi apagada, mas ainda fica registrada nas máquinas. E isso é mesmo normal? Até outro dia vi pessoas irritadas com os grampos no telefone feitos aqui na Bahia, mas muita gente acha normal esse monitoramento. Nem minha mãe sabe tanto sobre mim no momento quanto o Facebook.

Pra quê eles possuem registros de tudo o que fazemos? E das coisas que apagamos?
Pra quê????

Abram os olhos, meu povo! 

Quando te perguntaram pra que servia o Facebook, provavelmente disse: Pra olhar a vida dos outros - Tirou uma de descolado né? Porretinha! O Facebook serve pra monitorar a vida dos outros sim, a sua vida! Como eu não acredito em absoluta inocência, tenho muitas teorias e muitas idéias das coisas que poderão ser feitas. Já dizia a canção inglesa "You never walk alone".

Esse blogada me faz um pouco mais nerd, bem mais desocupado e um pouco mais conspiracionista. As redes sociais estão ocupando um lugar que era da Igreja Medieval: Deus onipresente, onipotente, onisciente. A diferença é que ninguém te força a acreditar, você é quem entrega e por isso talvez não possa ser considerada como espionagem. Talvez. Isso anos atrás ia botar muita gente no pau-de-arara. É engraçado: registram o que fazemos, nos filmam nas ruas, sabem com quem temos contato... E é normal. Tenha medo!



Atualizando:

Julian Assange - usuários de iPhone, Blackberry e Gmail, 'Vocês estao todos ferrados'

Julian Assange, do WikiLeaks, disse ontem em uma coletiva de imprensa que empresas privadas de espionagem estao vendendo, em vários países ao redor do mundo, sistemas de vigilância em massa para produtos como iPhone, Blackberry e Gmail - assista aqui. Esse sistemas seriam capazes de, entre outras açoes, tirar fotos sem seu conhecimento, ler e alterar mensagens e rastrear sua localizaçao geográfica - "Vocês estao todos ferrados", disse Assange.



Comentários