Amor não é o bastante

- Um rei precisa de ajuda para crescer. Você já nasceu grande!

Nem todos estão dispostos a pagar pelo seu preço.


Um dia entrei na sala de um antigo professor e fui lá estar com ele para falar sobre uma preocupação minha em não saber produzir bem uma escrita e falar da minha timidez, essa mesma timidez que desenvolveu tanto que só consigo chamar de insegurança. Essa conversa não saiu da minha cabeça por vários motivos. Apesar de não lembrar bem de todo o resto dela, lembro de uma frase acolhedora quando estava no início da graduação e reclamava do medo que sinto ao falar em público:

- [...] Você é um cara que chama a atenção pô! Olha o seu tamanho, você é um cara grande com vozeirão e sabe se impor. Sim! - respondendo a minha pergunta sobre me impor - Quando você fala, as pessoas param pra ouvir. Você fala bem, tem um sorrisão, é carismático. Tem que aprender a usar isso. As pessoas te respeitam.

Desde então eu tentava usar disso inconscientemente, não gosto da idéia de usar uma ferramenta pra tentar se impor acima dos outros e etc. Pode parecer burrice, mas a minha cabeça é do tipo que prefere se prejudicar do que vencer alguém numa disputa pública ou usar de algum artifício pra tentar me impor acima dos outros. Sempre tentei pensar num equilíbrio ou me fazer entender por um aspecto mais pobre se fosse necessário. Oras, acho que se torna impossível crescer quando penso que preciso estar abaixo do esperado sempre. Mas daí fui lembrando de outras conversas e que algumas pessoas já mostraram pontos em que eu tenho outra qualidade, porém não exploro bem como deveria por falta de uma terceira ou segunda coisa. Hoje sim começo a entender que tenho uma boa ferramenta nas mãos e por falta dessa prática acabei tornando-a inútil como um músculo parado ou um cérebro que não é estimulado.



Hoje, conhecendo bem a história, sei que essa frase (do subtítulo) é uma licença poética. Mas ainda assim custei a acreditar em mim. Algumas pessoas que convivem comigo tem a chance de entender como a minha cabeça funciona e os motivos exatos que me levaram a não tomar uma atitude. Hoje está sendo fácil escrever sobre isso, mas está tudo fora de contexto apesar de que na minha "fábrica" tudo acontece com uma lógica indubitável. Meu medo é que alguém algum dia leia isso e diga que tudo era muito fácil, quando não era. 
O problema maior na vida de uma pessoa insegura é que suas desculpas sempre fazem sentido e por mais que achem uma "frescura" da parte dela, o medo não deixa você avançar. É como se estivesse no topo de um prédio, olhando pra baixo, apavorado pra não pular. Aqui na Bahia usamos a expressão "Se jogue", mas é fácil olhar dessa maneira quando sabemos que o prédio não passa de uma fantasia e essa é a posição de quem está de fora. Pra quem sofre disso é como realmente estivesse no topo dele. No caso estou falando de mim e posso afirmar com propriedade. Hoje eu sei que por não ter arriscado mais é que não estou na posição que sempre planejei desde os 9 anos quando era um aluno militar.

- Junio, esse é o espírito do negócio. Você tem esse dom, tem no coração. Só precisa botar a cara pra bater.

Gana! Eu tenho boas idéias e quando não consigo concretizar do jeito que penso começo a ficar frustrado e o estímulo vai pra casa. Acho que o maior problema é que as vezes faço as coisas esperando um retorno pra saber se vale a pena. Não vale a pena passar por nada disso se não houver um motivo claro e não sei como começou isso de esperar pelo feedback ou viver a vida por alguém. Só daí que entendi o motivo de ter perdido uma oportunidade incrível. O mercado quer quem ta a fim de brigar e isso deixei de lado já faz algum tempo. O amor que sinto não é o suficiente e nenhum esforço vai ser o bastante se não tiver sangue no olho. Ter isso não significa ser cruel, mas ser mais aguerrido igual quando lutava ou ia disputar uma bola contra caras bem maiores que eu. 
Uma vida não vai ser o bastante se continuar apenas aprendendo com os erros como faço hoje, não sei onde deixei pra trás aquele garoto que observava, aprendia e punha em prática. Tem que ser agora! Não adianta mais deixar passar e pensar no que poderia ter sido.



A hora é agora, não estou velho e ainda dá pra fazer muito, continuar crescendo, é isso que quero.

Comentários